CCATES

Transtornos de Ansiedade III: Eficácia e segurança de sertralina, citalopram e venlafaxina no tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico

21/2014

DOI: 10.13140/RG.2.1.1059.1849

Autores: Haliton Alves de Oliveira Junior, Jans Bastos Izidoro, Alessandra Maciel Almeida, Augusto Afonso Guerra Júnior

RESUMO EXECUTIVO

Tecnologias: Venlafaxina, citalopram e sertralina.

Indicação: Tratamento de Síndrome do Pânico e Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Caracterização da tecnologia: As tecnologias citalopram e sertralina pertencem à classe dos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS) e a venlafaxina pertence à classe dos Inibidores da Recaptação de Serotonina e Norepinefrina (IRSN).

Pergunta: Venlafaxina, citaloprame sertralina são mais eficazes e seguras no tratamento de pacientes com Síndrome do Pânico e Transtorno Obsessivo-Compulsivo do que as tecnologias disponíveis no SUS (clomipramina, diazepam, clonazepam, clobazam e fluoxetina)?

Busca e análise de evidências científicas: Foram pesquisadas as bases The Cochrane Library (via Bireme), Medline (via Pubmed), Lilacs, APA PsycNET (via PsychINFO) e Centre for Reviews and Dissemination (CRD). Buscaram-se revisões sistemáticas (RS) de ensaios clínicos que comparassem os medicamentos entre si e com outras opções terapêuticas disponíveis no Sistema Único de Saúde para o tratamento de transtornos de ansiedade. Foram selecionadas também avaliações de tecnologias em saúde (ATS) em websites de agências internacionais e da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em saúde. Foram selecionados estudos publicados em inglês, português ou espanhol.

Resumo dos resultados dos estudos selecionados: Foram incluídas seis revisões sistemáticas: uma acerca da Síndrome do Pânico (SP) e cinco de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Em nenhuma das revisões foram encontrados estudos científicos que comparassem estes medicamentos diretamente entre si ou entre as alternativas incorporadas no Sistema Único de Saúde (SUS) sendo que, de maneira geral, nas comparações versus placebo, os medicamentos demonstraram eficácia estatisticamente significante. Foram consideradas ainda seis Avaliações de Tecnologias em Saúde (ATS) de organismos internacionais acerca do tema. Em nenhuma dessas avaliações houve indicação de terapia farmacológica como primeira opção sendo que esses estudos preconizavam intervenções psicológicas. Estas avaliações indicaram antidepressivos como segunda linha para o tratamento. Os estudos não recomendaram a terapia com benzodiazepínicos e antipsicóticos.

Recomendações: Os medicamentos venlafaxina, citalopram e sertralina apresentaram perfil de eficácia e segurança semelhantes aos dos medicamentos clomipramina e fluoxetina, disponíveis no SUS. Dessa forma, recomenda-se o uso de clomipramina para síndrome do pânico e de fluoxetina ou clomipramina para TOC.

Adicionar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.