PTC Causas infecciosas da esquizofrenia
RESUMO EXECUTIVO
Introdução: A esquizofrenia é um transtorno psicótico grave, crônico e incapacitante. Identificada pela Classificação Internacional de Doenças (CID-10) pelo código F-20 (OMS, 2016), apresenta sintomas que podem ser classificados como produtivos (positivos), negativos, neurocognitivos ou afetivos. Sua etiologia não está totalmente elucidada, mas postula-se que fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos em sua patogênese.
Pergunta: Processos infecciosos estão relacionados à etiologia da esquizofrenia?
Busca e análise de evidências científicas: Realizou-se uma busca sistemática nas bases de dados Medline (via Pubmed), The Cochrane Library, EMBASE e LILACS. Foram selecionados estudos de caso-controle, coorte e revisões sistemáticas com ou sem metanálise que avaliassem uma possível associação entre infecções e a esquizofrenia.
Resumo dos resultados dos estudos selecionados: Foram selecionados 39 estudos, dos quais três eram revisões sistemáticas com metanálise, 28 eram estudos caso-controle e 8 coortes. Os resultados obtidos nestes estudos indicam uma associação entre a presença de anticorpos específicos a alguns patógenos e a esquizofrenia, especialmente no caso dos vírus. No caso de infecções bacterianas e parasitárias, não foram encontradas evidências contundentes de sua associação à esquizofrenia.
Considerações finais: Alguns dos vírus aparentemente associados à esquizofrenia possuem certas características comuns, tais como neurotropismo e capacidade de estabelecer latência. Cogita-se a hipótese de que estas características justifiquem a relação entre as infecções virais e a patogênese da esquizofrenia.
Adicionar Comentário