Glaucoma: novo colírio 3 em 1 facilita o tratamento da doença
NOSSO RESUMO: Triplenex é um novo combinado de medicamentos desenvolvido pela Allergan para tratar glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular. O diferencial desta nova apresentação, para outras terapias combinadas, é que o Triplenex é o primeiro a combinar bimatoprosta, tartarato de brimonidina e maleato de timolol, agindo para reduzir a pressão ocular.
O medicamento reduz os custos de tratamento para a glaucoma e controle de pressão intraocular em até 17%, se comparado com colírios vendidos separadamente. Ele deve ser vendido por R$ 179,73. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de 2018, o novo colírio chega ao mercado no dia 18 de fevereiro. Embora haja vantagens dessa terapia combinada, o Triplenex não está disponível no SUS e, por enquanto, só pode ser adquirido comercialmente.
POR QUE ESSE TEMA É IMPORTANTE?: Glaucoma é uma condição causada pela elevação da pressão ocular e pode causar perda da visão se não for tratada adequadamente, pois provoca lesões no nervo ótico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e com o Ministério da Saúde, a doença é segunda a maior causa de cegueira no mundo (12,3%), sendo a primeira a catarata, que compreende 47,8% das causas. No Brasil, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia adota uma prevalência de 1% na população total, como indicado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de 2018. A SBG, em 2009, ainda indicava uma estimativa mundial para o glaucoma de ângulo aberto e fechado com 79,6 milhões de pessoas com a doença em 2020. Trata-se de uma doença incurável, o tratamento deve ser continuado e é importante o acompanhamento oftalmológico para que a condição não avance para a cegueira.
TÍTULO: O título resume a matéria e a função do medicamento descrito.
INTERTÍTULO: Traz o nome do produto e informa sua data de lançamento
COMO O ASSUNTO CHEGOU À REDAÇÃO: Provavelmente, por meio de release divulgado pela fabricante.
DEFINIÇÃO: Serve como informe para a aprovação da Anvisa e chegada ao mercado do colírio, mas traz informações sobre as condições médicas que cabem no escopo de uso do medicamento, como o glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular.
PUBLICIDADE / INTERESSE COMERCIAL: Não é indicado, porém, a matéria traz somente o produto da Allergan, Triplenex, sem trazer alternativas de marcas ou intervenções.
FONTES DE INFORMAÇÃO: Entrevista com Wilma Lelis Barboza, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma, estudo da Association of Diabetes With Central Corneal Thickness Among a Multiethnic Asian Population, publicado na JAMA Network.
RECURSOS VISUAIS: Imagem de banco de imagens mostrando pessoa aplicando colírio. Seria bom trazer ilustrações sobre os efeitos dos medicamentos sobre o corpo e gráficos para facilitar a visualização de dados epidemiológicos.
CONCLUSÃO: A matéria traz um conjunto conciso de informações apenas abordando a chegada do colírio Triplenex ao mercado brasileiro. As indicações do medicamento são bem descritas, bem como os benefícios desta apresentação 3 em 1 do colírio. Apresenta opções para o formato, com colírios separados e os custos do novo medicamenta, sendo 17% menor que a soma daqueles vendidos separadamente.
Deixe uma resposta